Horário Contratual

Conforme a Portaria 671/21 do Ministério do Trabalho e Emprego, é necessário informar o horário contratual de cada colaborador. Essa informação sairá no Espelho de Ponto e no documento de Exportação AEJ.


Para isso, você deve cadastrar todos os horários contratuais que existem em sua empresa em Gestão>>Cadastros>>Horário Contratual

Por exemplo, se há colaboradores que trabalham 8 horas de segunda a sexta e 4 horas no sábado cadastre dois registros sendo um de 8 horas diárias e outro de 4 horas diárias. Depois você irá informar no cadastro do funcionário esses dois horários contratuais. Continue lendo que vamos explicar direitinho!


O horário contratual é composto não apenas pela quantidade de horas a serem trabalhadas, mas também pelos horários fixos de entrada e saída. Portanto, se você tem colaboradores que trabalham 8 horas dia, mas que o horário de entrada/saída ou intervalo são diferentes, você deverá cadastrar todas as opções. 


O horário contratual não irá interferir nos registros de ponto, afinal o FacilitaPonto trabalha com base na quantidade de horas previstas vs. quantidade de horas trabalhadas a fim de tornar sua gestão de pontos mais fácil, rápida e assertiva, não sendo limitada a horários fixos. No entanto, essa informação sairá nos documentos mencionados acima para que você possa levar em consideração e organizar da melhor forma, comparando os horários de contrato com os horários realmente realizados pelo colaborador e, em caso de descumprimento, tomando as medidas necessárias (que pode ser um ajuste no contrato, uma conversa com o colaborador para cumprir os horários combinados, etc.).


Para cadastrar um horário contratual acesse Gestão>>Cadastros>>Horário Contratual e clique em Novo Registro

Informe uma descrição que te ajudará a identificar o padrão do horário cadastrado, os horários de entrada, saída e intervalo. Preencha também a duração da jornada/intervalo combinado em contrato e quantas horas são diurnas e noturnas (deixe em branco horas noturnas se não estiver em contrato o trabalho noturno). Com essas informações o FacilitaPonto irá calcular as horas noturnas e total de horas trabalhadas após aplicar a redução do horário noturno (se houver).


Faça isso para todos os horários que tiver.

Após os horários contratuais estarem devidamente cadastrados, será necessário especificar qual horário contratual é realizado pelo colaborador. Para isso acesse o cadastro do funcionário e vá até a aba Informações AEJ e clique em Adicionar Horário Contratual.



Informe a partir de qual data é válido esse horário em contrato, selecione o tipo de jornada que pode ser Normal (folga em dias fixos), 5x1 (trabalha 5 dias e folga 1) ou 12x36 (trabalha 12 horas e folga 36 horas), selecione o horário contratual previamente cadastrado e clique em Salvar.



No caso de uma carga horária normal será exibida a lista de dias da semana para que você selecione os dias de trabalho com esse horário. Assim, se o colaborador trabalha X horas por dia, mas tem um dia da semana com horário diferenciado (sai mais cedo na sexta-feira, por exemplo), você irá informar os 2 horários contratuais, selecionando os dias válidos para cada horário. 

Vamos a um exemplo para ficar mais claro: 

Fulano trabalha 8 horas por dia de segunda à sexta e 4 horas no sábado. O cadastro ficará da seguinte forma:


Horário 1:


Horário 2:



Lembre-se de deixar o dia de folga sem preencher!

Os horários cadastrados para esse colaborador ficarão visíveis na tela inicial da aba Informações AEJ.




Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.